27 de março de 2010

Jerry Seinfeld: 'I'm Telling You For The Last Time' (1998)


Foi há já muitos anos que a 4 (agora mais conhecida por TVI) começou a transmitir uma série que por um motivo ou outro me despertou a atenção. Passava tarde e a más horas mas como eu era ainda um adolescente sem grandes preocupações, ficar a pé para 20 minutos de puro ouro não fazia a mínima diferença!

Falo pois de Seinfeld, a genial comédia que retrata a vida de 4 amigos em Nova Iorque. A série é supostamente sobre nada, e até certo ponto é correcto dizê-lo dessa forma descabida. Seinfeld foca-se no humor de situações diárias comuns e é largamente focada na interacção humana e nas rotinas que eventualmente acabam por fazer parte das vidas de todos nós, por ínfimas que sejam. Rapidamente se tornou numa das minhas séries preferidas e Jerry Seinfeld ganhou um lugar lá em cima, onde outros tem filósofos, como grande referência na minha vida e na minha forma de ver o mundo.

Já tinha o CD deste supostamente último stand-up dele há algum tempo e confesso que o sei quase de cor da quantidade de vezes que o ouvi. Não foi até há pouco tempo atrás que arranjei uma cópia do vídeo (que infelizmente só foi lançado na Zona 1 e como tal não funciona em DVDs europeus) e a minha opinião é que é de facto melhor que o CD. Tem quase as mesmas piadas, talvez meia dúzia a menos, mas o que perde em quantidade ganha em expressão porque não há como a expressão de Seinfeld para dar magia às situações que retrata. Do ínicio ao fim somos levados através de situações mundanas que tanto passam por comer com pauzinhos chineses como pelas televendas de madrugada na televisão.

O que eu acho mais incrível, tendo em conta a quantidade de brejeirice que está disseminada no humor dos dias que correm, é mesmo ele fazer o stand-up de fato e não dizer um único palavrão durante todo o set. Fazer rir é fácil, fazer rir com classe está reservado apenas a alguns. Único.

Sem comentários: