2 de março de 2012

Mobb Deep - The Infamous (1995)


Eu gosto de rap, mas tenho preferência por alguns estilos e movimentos dentro da cena. Não me apanho a ouvir qualquer rap, entenda-se. A minha cena preferida é a nova-iorquina de inícios a meio dos anos noventa. Para mim, são esses os anos dourados e de onde saíram os melhores discos, seja em termos instrumentais ou líricos. Os temas recorrentes nos rappers/grupos que mais gosto são os mesmos: vida na rua, armas, carros, tráfico de droga, crews, miúdas e por aí fora. Vendo bem, esses tópicos são mais ou menos inerentes ao estilo de rap que surgiu nessa altura.

Os Mobb Deep, para além de instrumentais brutais - escuríssimos e pesados - tem letras super descritivas sobre os tópicos mencionados acima. O que os diferencia dos outros grupos é o ambiente que dão às músicas e a forma com descrevem a sua realidade (independentemente de ser real ou não). Este é um dos meus discos de rap preferidos e foi um dos que fiz questão de ouvir em Nova Iorque quando lá estive pela primeira vez. Há cidades que se sentem através da música que de lá veio, Nova Iorque é o melhor exemplo disso que já encontrei.

Sem comentários: