13 de junho de 2011

30 Day Song Challenge - Parte III

Day 21 - A Song That You Listen To When You’re Happy


Voodoo Glow Skulls - Human Piñata

Nada diz mais boa-disposição que cornetas, trompetes, palmas e o ritmo pululante do ska. Eu, por norma, estou sempre bem disposto e, tirando situações pontuais, não é isso que afecta aquilo que oiço ou deixo de ouvir. Na eventualidade de estar extremamente bem disposto, seja por uma vitória de algum género ou realização pessoal, é para estes lados que me viro. Música que abusa da galhofa e não se leva muito a sério. Não sou o maior fã do mundo de punk rock deste tipo mas confesso que tenho um soft spot pelos Voodoo Glow Skulls e sua energia contagiante, sempre boa e sempre positiva.


Day 22 - A Song That You Listen To When You’re Sad


Aretha Franklin - Soul Serenade

É relativamente rara a ocasião em que estou triste. Normalmente é por causa de algo inesperado ou devido a uma perda física ou emocional. Estou longe de ser o tipo de pessoa que se deixa levar abaixo facilmente e, como tal, o meu leque de música para ouvir quando neste tipo de situação é muito pouco variado. Calhando estar triste e a precisar de 'companhia' o mais provável é pedi-la à Aretha, que sempre me conforta com o calor da sua voz e o ritmo suave dos instrumentos que a acompanham. Nunca muito rápido, nunca demasiado lento mas sempre de forma a voltar a encher o coração com a energia que perdeu. Esta música é uma das minhas preferidas dela principalmente por causa disso.


Day 23 - A Song That You Want To Play At Your Wedding


Neil Diamond - I'm A Believer

Se eu um dia me casar e tiver uma cerimónia para celebrar o acontecimento, decerto que vai ser algo bem diferente da convenção católica habitual daquilo que um casamento é. Não só não sou católico, como não acredito em Deus e acho que a maior prova de amor que existe é a dedicação e o compromisso e não um anel no dedo e um papel assinado por um padre. Pormenores aparte e supondo que um dia 'subirei ao altar', a música que eu gostaria de ouvir é esta porque basicamente diz aquilo que eu provavelmente vou estar a sentir na altura. Afinal de contas, estaremos a falar daquela que vai ser a mulher da minha vida e a letra não poderia ser mais adequada.


Day 24 - A Song That You Want To Play At Your Funeral


Vangelis - Conquest Of Paradise

A minha visão sobre funerais é um pouco peculiar. Embora entenda quão dolorosa é a perda de um ente querido penso que a melhor forma de lidar com a situação é celebrando os bons momentos passados com a pessoa que partiu. Pelo menos é assim que eu quero que seja comigo. Contem-se histórias, vejam-se vídeos, partilhem-se vivências. Eu acredito que não haja nada depois da morte, acredito que seja o fim, tirando para aqueles que não nos esquecerão. Esta música tem, desde a altura em que a ouvi pela primeira vez, o poder de me fazer sentir que estou numa viagem à descoberta de algo. Eventualmente é o sangue de conquistador a tomar conta de mim. Quem saberá? A vida é uma viagem e a morte um destino que não podemos alterar. Cabe-nos a nós tirar o melhor proveito disso sem esperar pelo dia de amanhã para o fazer.


Day 25 - A Song That Makes You Laugh


Manowar - Pleasure Slave

A sério, como não? Tudo sobre os Manowar me faz rir, não necessariamente de forma jocosa. É mais pela abordagem machista e toda a imagem ligeiramente medieval que eles usam tanto no look como no som. Gosto de alguns discos que eles lançaram mas estou longe de me considerar fã da banda. Esta música faz-me sempre rir por causa da temática supra-machista que tem. Gostava de ter dificuldade em acreditar que eles realmente pensam assim mas infelizmente não tenho. Woman be my slave, that's your reason to live. A sério Manowar? Get a grip. E o pior é que essa nem é a pior parte da letra.


Day 26 - A Song That You Can Play On An Instrument


DYS - Open Up

Curiosamente não sei tocar nenhum instrumento. Nunca aconteceu ter aprendido e ser canhoto também não ajuda a motivar. O mais próximo que alguma vez estive de tocar um instrumento foi a linha de baixo do início dessa música de DYS. É muito simples e fácil de tocar e acho que até me safei mais ou menos. Agora de resto? Absolutamente nada. O que eu consigo tocar muito bem é air drums e air guitar. Quem me vir até pensa que toco nas horas. No jokes, já aconteceu mais que uma vez!


Day 27 - A Song That You Wish You Could Play


Nile - Execration Text

Sem pensar duas vezes. E se tivesse que escolher o instrumento seria a bateria, que é de uma precisão técnica fora do comum. Os Nile primam por misturar de forma única e original a brutalidade do death metal com a ambiência e imaginário do Egipto antigo. Primam também por aliar isso a uma supremacia técnica que os distingue como sendo uns dos pesos pesados do death metal actual. Eu por mim contentava-me por saber tocar esta música, mas à falta de melhor oiço-a vezes sem conta.


Day 28 - A Song That Makes You Feel Guilty


Gorilla Biscuits - Start Today

Quando oiço esta música não me sinto como se tivesse cometido um crime, culpado mas não tanto. O que sinto sempre que a oiço é a voz da consciência a perguntar-me se não deveria estar a fazer outra coisa, ou se as coisas que tenho por fazer, porventura não as deveria estar a fazer agora. É uma música importante para mim porque mexe muito com a força de vontade e principalmente contra o negativismo que me rodeia. Todos os dias vejo pessoas a dizer que vão mudar, que vão fazer, que vão isto, que vão aquilo, mas sem nunca sair do mesmo sítio. O que essas pessoas não percebem é que a primeira mudança tem que ser interior e que boas intenções não passam disso mesmo. Nunca é tarde para começar. Nunca.


Day 29 - A Song From Your Childhood


Onda Choc - Bikini Pequenino Às Bolinhas Amarelas

Acho que antes dos Onda Choc e dos Ministars não havia assim grande música na minha vida a não ser no genérico dos desenhos animados. Estamos a falar de quando tinha 6 a 8 anos, só depois disso é que comecei a ouvir a Rádio Cidade e os seus 'dá dji déiz'. Eram tempos engraçados esses, em que se gravava músicas directamente do rádio para cassete e depois se ouvia a mesma cassete vezes sem conta. Primórdios de um amante de música, eventualmente. Eu costumo dizer que a geração de 80 foi a última geração decente e que as que vieram a seguir tiveram (e têm) tudo demasiado facilitado e entregue de bandeja. O que tem piada é que quanto mais penso nisso, mais certeza tenho de que não estou enganado.


Day 30 - Your Favourite Song At This Time Last Year


Franz Ferdinand - Do You Want To

Demorei alguns anos a prestar atenção aos Franz Ferdinand. Quando eles apareceram eu estava noutra onda e simplesmente deixei-os passar ao meu lado. Depois de vir viver para Inglaterra as coisas mudaram um pouco, já que eventualmente e progressivamente acabei mais exposto ao produto 'nacional'. Os Franz Ferdinand foram uma agradável supresa nesse campo e passaram rapidamente a ser uma banda com presença regular na minha playlist. Talvez por serem o epítome de cool? Talvez.

Sem comentários: