5 de junho de 2011

Nirvana - Bleach (1989)


Os Nirvana sempre tiveram um espaço especial no meu coração, muito por terem sido a minha primeira banda preferida. O primeiro CD que comprei, era deles. Papava tudo o que era entrevista com eles na Super Jovem, tinha posters nas paredes, etc... típico de adolescente nos anos 90. Na altura tinha 14 anos e a realidade é que embora tenha deixado de os ouvir tão regularmente durante um período de tempo (que coincide com a altura em que comecei a ouvir hardcore), eles sempre estiveram lá. Já tive vários discos preferidos deles, mas hoje em dia creio que seja este o que mais vou buscar para ouvir.

É áspero, é cru, é melancólico e é tudo aquilo que o rock tinha deixado de ser durante os anos 80. Claramente influenciado por bandas de hardcore dessa década, o som das guitarras é sujo e a estrutura das músicas relativamente básica. A atitude do disco é negativa e as letras não fazem grande sentido, parecendo estar lá só para encher o espaço. Para mim, é este o disco que tipifica os Nirvana como banda de rock alternativo. Depois veio o Nevermind, e todos sabemos o que aconteceu nos anos que se seguiram.

3 comentários:

COSMONAUT disse...

"Os Nirvana sempre tiveram um espaço especial no meu coração, muito por terem sido a minha primeira banda preferida. O primeiro CD que pedi emprestado e nunca mais devolvi, era deles. Papava tudo o que era entrevista com eles na Super Jovem, tinha posters nas paredes, etc... típico de adolescente nos anos 90. Na altura tinha 10 anos e a realidade é que embora tenha deixado de os ouvir tão regularmente durante um período de tempo (que coincide com a altura em que comecei a ouvir punk), eles sempre estiveram lá."


Tive de citar porque não dava para descrever melhor, mudando tão pouco.

School será sempre a melhor malha de nirvana de todo o sempre.

André disse...

obrigado pelo comentario! estamos juntos entao, RATM e Nirvana! a ver se o ema me dá o livro para ler. estou curioso!

abraço

Leandro Afonso disse...

Belo inicio de adolescencia que eu tive com nirvana como banda sonora!