7 de junho de 2011

30 Day Song Challenge - Parte I

Desafios. Adoro desafios, principalmente se envolverem listas e música. O melhor de dois mundos? Perhaps, como diriam os meus amigos ingleses. Neste caso o desafio era simples, durante 30 dias escolher uma música de acordo com o tema proposto. Aceitei o desafio prontamente, mas achei que seria algo sensaborão escolher uma música sem explicar o porquê de a ter escolhido. Assim sendo, decidi registar os porquês de cada decisão para ficarem para a posteridade. Segurem-se bem.


Day 01 - Your Favourite Song 


The Doors - The End 

Para quem saboreia a música que ouve, é sempre difícil escolher uma melhor música, uma melhor banda ou um melhor disco. Todos tem sabores diferentes e todos funcionam de forma distinta, em harmonia com aquilo que lhes queremos extrair. Como tal, esta nunca poderia ser uma música qualquer, teria que ser obrigatoriamente uma jornada épica que me fizesse parar para lhe dar atenção de cada vez que a oiço. E é isso que a música que escolhi faz. Com quase 12 minutos, esta música é uma viagem que tem tanto de harmonia como de caos. Uma viagem intensa de sentimentos, sabores e emoções. Uma viagem única que me faz desejar a ausência de um fim.


Day 02 - Your Least Favourite Song


Beastie Boys - Girls

Tenho sempre alguma dificuldade em escolher algo que não gosto sem me basear numa lista. Como tal, apenas faz sentido escolher uma música que odeie baseando-me na minha colecção pessoal de música. Ainda que o resto do disco seja relativamente interessante, esta música consegue ser das coisas mais execráveis alguma vez gravadas. Eu entendo que haja quem lhe ache muita graça e um completo máximo mas a letra burra, o ritmo trôpego e os tons de voz irritantes dos Boys fazem com que esta seja uma música que me cerre os dentes de cada vez que a oiço.


Day 03 - A Song That Makes You Happy


Bob Marley - Three Little Birds

Pertencente a um estilo musical que por si só transmite uma quantidade imensa de energia positiva, esta música consegue ser das que mais me alegra e anima em qualquer situação. A mensagem (aberta a interpretação) é simples: não vale a pena nos preocuparmos demasiado com nada em particular porque no fim tudo acaba por se resolver. Simples, eficaz e sempre uma saudável injecção de boa disposição/motivação.


Day 04 - A Song That Makes You Sad


Body Count - Last Days

Tenho alguns problemas em perceber o possível gozo que se possa tirar de música que nos deixa tristes. Entendo que haja pessoas que se identifiquem com miséria ou depressão e como tal procurem esses géneros, eu pessoalmente prefiro olhar para um lado mais positivo da vida, e isso reflecte-se muito na música que oiço. Assim sendo, não tenho nada na minha colecção que me deixe 'triste' (tirando alguma música clássica, mas mesmo aí o termo correcto seria melancólico). Esta música, ainda que vindo de uma realidade distante da minha, deixa-me sim triste em relação à humanidade e ao planeta em que vivemos pela mensagem real que transmite. Só existe uma raça, a raça humana, e se não tivermos tino, estes serão os nossos últimos dias.


Day 05 - A Song That Reminds You Of Someone


Rag Men - Warrior Soul

Há algumas, mas a que mais me lembra alguém terá que ser esta. A razão é simples, quando os Rag Men vieram à Europa pela primeira (e única) vez fazer meia dúzia de datas, nós estávamos lá. Já vão fazer 7 anos que aconteceu, mas lembro-me como se fosse ontem. Estar no backstage a ouvir as histórias do Jorge (de Merauder) sobre estar preso; estar com o Mitts, o Buske e o Riggs e presenciar um sem número de episódios caricatos ao longo de tão poucos dias. É por ter esta sensação de lá termos estado quando aconteceu que invariavelmente me lembro do Congas sempre que oiço Rag Men. Bons tempos.


Day 06 - A Song That Reminds You Of Somewhere


No Turning Back - What Is Wrong With Me?

Há discos que guardam consigo boas memórias de experiências que nunca iremos esquecer. Em 2004, quando estava a viver com o Congas e o Pedro na Holanda, os No Turning Back tinham acabado de gravar o Damage Done e havia uma cópia em casa do Martijn, onde estávamos a ficar. Escusado será dizer que a cópia rodou vezes sem fim e quando o disco finalmente foi lançado, nós já o sabíamos de trás para a frente e o factor novidade praticamente não existiu. Nessa altura vi No Turning Back mais vezes do que a minha memória me permite recordar e este disco, particularmente esta música (por alguma razão obscura que me transcende), recorda-me sempre os bons tempos que lá passei e tudo o que com isso esteja relacionado.


Day 07 - A Song That Reminds You Of A Certain Event


Avenged Sevenfold - We Come Out At Night

Há muitos anos atrás, quando o Youtube ainda estava a quase meia dezena de anos de acontecer, tudo o que fosse vídeo valia ouro. Música arranjava-se mais ou menos facilmente, mas vídeo? Muito complicado. Nessa altura havia um vídeo promocional do Goodlife Fest que mostrava as bandas que eu curtia na altura (e ainda curto) em palco e fora dele e tinha esta música como banda sonora. Também mostrava o ambiente do festival que, para quem via a grande maioria dos seus concertos na Kasa Okupada, era qualquer coisa. O curioso é que eu acabei por nunca ir ao Goodlife Fest e nem é esse festival que esta música me lembra, é mesmo o vizinho Ieper Fest onde acabei por ir um ou dois anos depois e onde vi concertos que certamente não vou esquecer. Curiosamente a banda nunca me despertou grande interesse.


Day 08 - A Song That You Know All The Words To


Rage Against The Machine - Wake Up

Juntamente com os Nirvana, os Rage Against The Machine são certamente a banda que mais me influenciou enquanto adolescente. Se a primeira me ensinou a apreciar música crua, a segunda deixou vincado em mim que este mundo (aka sociedade) apenas merece a nossa raiva de injusto que é. Ambas as bandas tem até hoje rotação diária na minha playlist e creio que assim há-de continuar a ser por muito tempo. Escolhi esta música como podia ter escolhido outra qualquer do mesmo disco, são todas igualmente boas e creio que sei a letra de todas. Eles dizem numa delas que a nossa raiva é um dom, e eu não poderia concordar mais com isso.


Day 09 - A Song That You Can Dance To


Ramones - Rock 'n' Roll High School

Ao longo dos anos tenho-me convencido de que todas as miúdas do mundo deveriam gostar dos Ramones. Pior do que isso, tenho-me convencido que miúdas que conheçam e digam abertamente que não gostam dos Ramones são miúdas a quem realmente falta alguma coisa, seja bom gosto ou uma ponta de interesse. Manias minhas aparte, a realidade é que eles são daquelas bandas que marcaram para sempre o mundo da música com a sua simplicidade, facilidade, energia e romanticismo enlatado. Transmitem boa disposição em estado cru, mas pronta para consumo. Não creio que haja melhor música que esta para começar uma manhã de Verão com vista para o mar, e acho que isso diz tudo sobre ela ser dançável ou não.


Day 10 - A Song That Makes You Fall Asleep


The Doors - Riders On The Storm

Não necessariamente uma música que me faça adormecer, é mais uma música que me dá vontade de adormecer ao seu som. Acredito piamente que exista um efeito terapêutico no "ouvir chuva a cair lá fora" e gosto, de vez em quando, de proporcionar uma boa noite de sono com a ajuda desta música. Manias. Como muitas outras deles, esta música é uma viagem que nos leva onde queremos ir. Chuva e trovoada acompanham 7 minutos de uma mistura saudável de jazz e blues que parece não ter fim, pelo menos até de manhã.

3 comentários:

Leandro Afonso disse...

excelente post e excelentes escolhas ;)

LeeWong disse...

André, muito bom o post :) apesar de não me rever, minimamente, na maioria das tuas opções musicais, a descrição que fizeste sobre cada uma delas, está fenomenal! Agora arrependi-me de não ter continuado o 'desafio':P Bob Marley??!? que surpresa eheh Rage e Ramones são sempre boas escolhas!

André disse...

haha, thanks lee. ;) so faltou aí um sublimezinho.