19 de abril de 2010

Sublime - Greatest Hits (2001)


Sublime é uma daquelas bandas que acabou pelos piores motivos, neste caso o suicídio do vocalista Bradley Nowell. Custa a crer que uma banda que transmite tão boas vibrações tenha acabado por isso, mas tendo Bradley as suas razões para fazer o que fez, cabe-nos a nós reviver com alegria os discos deixou no legado dos Sublime.

Sendo uma banda que mistura punk rock, reggae e ska, é imediata a associação com o verão, a praia e tudo o que tenha a ver com isso. É um daqueles discos ideais para se levar no carro (ou no iPod...) quando já se sabe que estacionar o carro ao pé da Praia da Morena na Costa vai ser um berbicacho.

Ainda que goste imenso dos discos de onde estas músicas foram retiradas, confesso que a consistência nunca foi o prato principal dos Sublime. Todos pecam pelo mesmo motivo: serem demasiado longos e terem muito material que apenas ocupa espaço. Não digo que isso seja mau, mas numa altura em que só apetece encostar a cabeça e sentir o sol a torrar a pele ao sabor de uma Coca-Cola fresca, é este Greatest Hits que chama por nós. São 10 músicas, nem por isso escolhidas a dedo, que transpiram bem aquilo que a banda era e nos deixam de boa disposição seja que altura do ano for.

A trivia do costume diz que na música Saw Red, a voz feminina que se ouve é de Gwen Stefani (sim, a de No Doubt). E esta, ein?

Sem comentários: